terça-feira, 21 de março de 2017

NASA encontra nave perdida orbitando a Lua

Uma espaçonave indiana que perdeu contato com a Terra há oito anos foi redescoberta orbitando a Lua. Os radares terrestres da Nasa detectaram o sinal da minúscula espaçonave Chandrayaan-1 da Organização Indiana de Pesquisas Espaciais (ISRO), que deixou a Terra em 2008 e foi vista pela última vez em agosto de 2009.
Você pensaria que não seria tão difícil encontrar uma espaçonave que sabemos que está em órbita em torno do nosso satélite, mas é muito mais complicado do que parece. É difícil o suficiente para encontrar com precisão detritos espaciais na órbita da Terra, e graças ao brilho lunar, telescópios ópticos estão fora quando se trata de procurar objetos perdidos ao redor da Lua.
Screenshot_2
Sem mencionar que Chandrayaan-1 tem apenas cerca de 1,5 metros, e isso visto da Terra seria menos do que uma mancha minúscula em torno da Lua.
“Encontrar Chandrayaan-1 exigiu um pouco mais de trabalho de estilo detetive”, disse Marina Brozovic, cientista da NASA.
A equipe primeiro veio com as melhores previsões de onde a Chandrayaan-1 poderia estar. De acordo com onde ela foi vista pela última vez, sua melhor posição era que ela estaria a cerca de 200 km acima da Lua, em uma órbita polar.
Com base nessa estimativa, eles então transmitiram microondas para o pólo norte da Lua, a cerca de 380.000 km de distância, usando uma enorme antena no Complexo de Comunicações do Deep Space da Goldstone da NASA, na Califórnia.
A ideia era que se qualquer espaçonave pequena cruzasse os caminhos dessas microondas, eles seriam capazes de detectá-las – forma similar à maneira que podemos mapear o fundo dos oceanos da Terra com radares.
E foi exatamente isso o que aconteceu – a equipe detectou uma pequena espaçonave cruzando o caminho das microondas duas vezes em cerca de quatro horas, o mesmo período orbital que Chandrayaan-1 estava previsto a ter.
Isso não só significa que podemos ter um melhor rastreamento de qualquer espaçonave no espaço, mas também significa que podemos monitorar melhor quaisquer perigos que dirigem ao nosso caminho. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota
Sou natural de Conceição do Coité, na Bahia e atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, principalmente nas páginas Universo Racionalista e Mistérios do Espaço.
http://www.misteriosdoespaco.blog.br
http://www.misteriosdoespaco.blog.br/nasa-encontra-nave-perdida-orbitando-lua/

Nenhum comentário:

Postar um comentário