terça-feira, 1 de abril de 2014

Teorias sobre os UFOs

 

2.1- Quem os vê?

Qualquer pessoa pode ser testemunha de um caso ufológico. Como são normalmente as pessoas mais preparadas para avaliar distâncias, posições e velocidades relativas, além de possuírem formação em ciências como astronomia e meteorologia, os depoimentos de pilotos de aeronaves civis e militares, e até mesmo astronautas, são considerados os mais confiáveis. Muitos astrônomos e cientistas igualmente já viram e deram declarações favoráveis ao estudo ufológico.

2.2- Desde quando são vistos UFOs?

Ninguém sabe quando foi a primeira vez em que foram vistas estranhas manifestações nos céus. Existem desenhos e pinturas rupestres antiquíssimos, deixados em cavernas por todo o mundo por nossos remotos ancestrais, que parecem mostrar a presença, em seu meio de criaturas estranhas e não humanas, descidas do céu em veículos extraordinários. Existem pinturas inclusive de famosos mestres das artes, onde igualmente podem ser vistos estranhos objetos muito similares aos ovnis dos dias de hoje. Há relatos de fenômenos estranhos nos céus desde a remota Antiguidade, portanto é admitido que esses fenômenos acontecem há muito tempo.

2.3- O que são?

Não existe ainda um consenso entre os ufólogos do que sejam tais objetos. Muitos podem ser novos e secretos tipos de aeronaves. Já se cogitou a possibilidade de serem algum tipo de forma de vida. Projeção da mente, lapsos na estrutura de nosso Universo... são inúmeras as teorias, das quais apresentaremos as mais importantes em um dos próximos tópicos.

2.4- Qual seu formato?

De esférico, oval, em formato de disco, charuto, cilindro, triângulo, cone, bumerangue a apenas uma forte luz, são diversos os formatos em que os OVNIs podem se apresentar.

2.5- De onde vem?

Igualmente não se tem um consenso dentro da comunidade ufológica. A maior parte dos pesquisadores defende a hipótese de que os OVNIs ou UFOs sejam naves espaciais de civilizações extraterrestres. Como a ciência e a astronáutica já determinou com alto grau de certeza que é extremamente improvável que exista outra civilização nos planetas de nosso Sistema Solar, aceita-se entre os ufólogos a teoria de que essas naves venham de sistemas solares que existem ao redor de outras estrelas, de nossa galáxia, a Via Láctea, ou até mesmo de outras galáxias.

2.6- Quais as teorias para explicar os UFOs?

A teoria mais aceita, já mencionada nos tópicos anteriores, é que os UFOs ou OVNIs sejam naves ou veículos espaciais que provêm de civilizações extraterrestres. Para que estejam chegando aqui, vindas de outros sistemas solares da Via Láctea, ou de outras galáxias, seguramente dispõem de uma tecnologia inimaginavelmente avançada em relação a nossa, séculos ou talvez milênios mais adiantada.
Existem os que defendem que tais naves venham da Terra mesmo, de algum mundo subterrâneo. Essas teorias costumam se agrupar em torno de uma mais abrangente, a Teoria da Terra Oca, que afirma que existe um mundo mais adiantado no interior de nosso planeta. Essa teoria hoje já não encontra respaldo científico, nem muito menos da parte da maioria dos ufólogos, visto que não existe qualquer evidência de que tal mundo interior de fato exista.
Existe uma teoria que afirma que os extraterrestres seriam na verdade viajantes do tempo, talvez até vindos daqui mesmo, da Terra, porém de muitos anos à frente, no futuro. Igualmente, estamos em uma época em que a ciência ainda não chegou a um consenso sobre se é possível ou não viajar no tempo, logo essa teoria igualmente precisa ser vista com reservas.
Há outras teorias para explicar o fenômeno ufológico, como experiências militares ultra-secretas, fenômenos provocados por capacidades desconhecidas da mente, mas a que tem o maior respaldo é a das visitas de civilizações extraterrestres ou alienígenas.

2.7- O que pode confundir e ser erroneamente tomado como um disco voador?

Diversos fenômenos naturais podem ser confundidos com OVNIs. Nuvens lenticulares, fenômenos eletromagnéticos como o raio globular, o fogo-de-santelmo, o fogo fátuo ou gás do pântano, produzidos pela decomposição de matéria orgânica, e outros.
Aeronaves perfeitamente comuns podem ser tomadas por um UFO, se avistadas em condições incomuns. Por exemplo: um avião comercial visto de frente.
Existe um grande número de aeronaves pouco convencionais, especialmente militares, que devido ao seu formato incomum podem confundir a testemunha desavisada. Igualmente, satélites e outros veículos espaciais, e até mesmo astros como a Lua e os planetas frequentemente produzem tais enganos.
Um dado extremamente importante é o resultado de uma análise de todos os casos em que OVNIs foram reportados – e  que se repete em diferentes épocas – dando conta de que cerca de 90 a 95 por cento dos relatos podem ser explicados como enganos, ou fraudes. Por outro lado, os restantes 5 a 10 por cento permanecem inexplicáveis, sendo então objeto de atenção dos pesquisadores da Ufologia.

 

http://www.ufo.com.br/faq

Nenhum comentário:

Postar um comentário