segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Como ser um ufólogo?

Por Jânder Magalhães
O que verdadeiramente caracteriza um ufólogo hoje no Brasil?
Já não é novidade pra ninguém que como esta "ciência", a ufologia, ganha espaço a cada dia não só em nosso país, mas em todo o planeta.
O termo ufologia é oriundo da sigla inglesa UFO (Unidentified Flying Object), já superado, inclusive a sua própria tradução literal, que seria Objeto Voador Não-identificado, daí originando o termo mais utilizado por países de línguas latinas.
Superado por que? Porque os estudos ufológicos avançam bem mais que a observação de objetos nos céus, os ufólogos analisam contatos, tecnologias, aspectos dimensionais, históricos, arqueológicos, fenômenos marinhos e em locais abissais no planeta, enfim, um verdadeiro arsenal de considerações.
Estudamos contato, serem, pessoas que afirmam ter visto, feito contato e apresentar evidências. Analisamos operações governamentais e estudamos teorias as mais diversas, o que nos diferenciam de pessoas comuns quando analisamos um caso ufológico.
Fazemos tudo isso, mas ainda não temos o reconhecimento da Academia.
As buscas e aprofundamentos são solitários, fruto de madrugadas ao claro de um monitor de computador , assistimos os mais diversos documentários, alguns deles até simplórios, ou nos encontramos na busca de livros em sebos antigos e leitura de textos densos, que só mesmo um ufólogo se dedicaria a ler com tanto afinco.
Conversamos com pessoas, e que não são tantas, que também comungam como o pensamento investigativo, mas ainda não temos a condição de apresentar algum documento que comprove, Eu sou um Ufólogo de carteirinha, e isso literalmente.
Uma das questões sérias que o CSPU discute é a forma com a ufologia é apresentada hoje em dia, onde pessoas se autodenominam ufólogos, mas que na verdade só trazem ainda mais dúvidas sobre o tema. Esta área necessita que afinemos nosso discurso e que pessoas interessadas no tema possam ter um raciocínio lógico e acadêmico sobre o tema, considerando aspectos da ciência legal, para assim não sermos considerados lunáticos, e sim respeitados por todos.
Foi pensando nisso, que o CSPU começou um trabalho inédito em nosso país e que pode trazer um enorme benefício para os estudiosos da ufologia.
Um trabalho já foi iniciado e o CSPU pretende oferecer, a depender do andamento da articulação, o primeiro Curso de Formação em Ufologia Científica do país com chancela de uma Instituição de Ensino Superior.
Como a conversação ainda encontra-se em fase inicial, não podemos dar maiores detalhes, mas algo já pode ser dito, por exemplo, o curso não será uma graduação e poderá ser feito por interessados de qualquer lugar do país, aguardem mais novidades.
Você faria um curso chancelado por uma Faculdade para se tornar um Ufólogo?
Poste um comentário e deixe sua opinião!

2 comentários:

  1. Claro!e o que eu mais procuro,não vejo a hora!spero mais informacões

    ResponderExcluir
  2. eu tambem nao vejo a hora sou muito inesperiente ainda procuro relatos e coisas basicas por alto mas agora decide que gostaria de me aprofundar e essa é uma boa oportunidade aguardo mais informaçoes

    ResponderExcluir